O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas para os próximos dias, abrangendo diferentes regiões do país e chamando a atenção para riscos associados a quedas bruscas de temperatura, geadas e chuvas intensas. Entre a noite desta sexta-feira (8) e a manhã de domingo (10), estão previstas condições meteorológicas adversas que podem impactar atividades agrícolas, a saúde da população e a infraestrutura urbana.

nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Fonte: Inmet
A chegada de uma massa de ar frio provocará declínio acentuado nas temperaturas em diversos estados. Já neste sábado (9), o Inmet prevê queda entre 3 °C e 5 °C em áreas de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Acre, Rondônia, Amazonas e Rio de Janeiro, entre outras regiões. No mesmo dia, há alerta para geada de perigo potencial no Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul, entre a madrugada e as primeiras horas da manhã.
No domingo (10), as temperaturas devem cair ainda mais no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste. Há previsão de geada de perigo elevado em áreas da Serra, Vale do Itajaí, Oeste e Sul Catarinense, Norte Catarinense, Grande Florianópolis, além de regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul, entre 4h e 7h. Nesses locais, as mínimas podem variar de 3 °C a 0 °C, com risco de perda de plantações.
Em regiões mais amplas — incluindo cidades de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e interior do Paraná —, o alerta é de geada de perigo potencial durante a madrugada, com risco leve de danos à agricultura. Também para o dia 10, o Inmet mantém avisos de declínio de temperatura de até 5 °C em áreas de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Além do frio, a instabilidade climática traz risco de chuvas fortes. Entre a tarde desta sexta-feira e o início da tarde de sábado, há previsão de precipitação de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h, atingindo localidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Entre sábado e o fim do dia, o alerta de chuvas intensas se mantém para áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, embora o risco de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, a população deve se manter atenta às mudanças rápidas no tempo e seguir orientações das autoridades locais.
O órgão recomenda que agricultores tomem medidas preventivas para minimizar perdas com as geadas, e que moradores de áreas sob risco de chuva intensa evitem se abrigar sob árvores durante ventos fortes, mantenham distância de redes elétricas e evitem o trânsito em locais alagados.
Notícias Agrícolas